Este blogue pretende divulgar as actividades desenvolvidas pela Biblioteca das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura..

15/12/08

VISITA ÀS RUÍNAS ROMANAS DE VILAMOURA

No dia 10 de Novembro, fomos a Vilamoura visitar as Ruínas Romanas.
Quando lá chegámos, a guia, que se chamava Sílvia, acompanhou-nos na visita. Começou por mostrar o ostium, que era a entrada principal da Vila, uma casa de campo luxuosa, que foi construída na época romana.
No pátio havia um tanque, que recebia a água da chuva para refrescar e iluminar a casa com o reflexo do Sol.
A seguir, vimos a sala de refeições. A principal refeição era à tarde. Também vimos a Torre Hexagonal que servia para vigiar a linha de costa, do inimigo.
Em seguida, vimos o lagar onde produziam o azeite e o vinho. Próximo do lagar encontrava-se o poço de água potável que era muito fundo. Seguidamente observámos o silo feito de pedra que servia para guardar os cereais. Como as pedras eram muito fresquinhas conservavam os alimentos.
Posteriormente vimos as termas que tinham tanques com água quente caldarium, água morna tepidarium e água fria frigidarium . Só os ricos tomavam lá banho. Mas como todos tinham que tratar da higiene havia o natatorium que era o balneário público com água fria.
Os Romanos dedicavam-se ao comércio de vinho, azeite e trigo. Fabricavam o garum, tipo de “paté” feito com peixe, ervas aromáticas, sal e azeite. Exportavam o garum para as melhores mesas do Império Romano.
Por último visitámos a sala de exposições, onde vimos objectos de utilidade doméstica da época dos Romanos, como bilhas, pratos, moedas, telhas, potes. Recebemos um diploma depois de dizermos o nome de um objecto que se encontrava na sala ou na vila.
A visita foi muito interessante e aprendemos coisas novas sobre história.
Escola EB1/JI Lagoa
Texto colectivo 4º ano turma – B

O NATAL APROXIMA-SE...