Este blogue pretende divulgar as actividades desenvolvidas pela Biblioteca das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura..

27/10/09

Compostores em Carvoeiro e Porches


De entre as várias actividades de educação ambiental desenvolvidas em parceria com os Jardins-de-infância de Carvoeiro e Porches um projecto de compostagem vai marcar o início deste ano lectivo. Concretiza-se assim uma ideia que partiu da Educadoras durante uma visita ao Sítio das Fontes em que foram estudados os compostores do Parque.


Com a implementação deste projecto, pretende-se aproveitar os resíduos verdes dos jardins e das pequenas hortas destes Jardins-de-Infância para, depois de compostados, serem reutilizados como fertilizante orgânico.



Agora, cada aluno, além de participar nas tarefas associadas ao cultivo e manutenção das hortas e jardins, pode também ter um papel activo no processo de compostagem, recolhendo e depositando as folhas, talos, ramas, bem como recolhendo os restos de frutas e legumes utilizados na confecção das refeições lá de casa. Desta forma, contribuem para a redução do volume de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) depositado em aterro pelas suas famílias e fabricam um fertilizante orgânico essencial para as hortas biológicas da escola.




Para os mais distraídos, a compostagem é um processo natural, controlado, de decomposição da matéria orgânica, cujo produto final é um material rico em húmus que possui muitos nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. É ainda excelente para melhorar a qualidade do solo das hortas e jardins.

A compostagem doméstica (volumes de produção muito pequenos) é geralmente realizada em compostores, frequentemente construídos de forma artesanal e com reaproveitamento de madeiras usadas.

A compostagem no Sítio das Fontes é realizada há já alguns anos e, nesse âmbito têm sido construídos vários compostores, pelo que decidimos participar com entusiasmo neste projecto tão útil.

(Texto publicado no site da Câmara Municipal de Lagoa)


Sem comentários: