Este blogue pretende divulgar as actividades desenvolvidas pela Biblioteca das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura..

06/02/10

O CAVALO MARINHO

No fim- de- semana,  a Matilde encontrou um cavalo marinho vivo na praia e a Paula trouxe-o para o Jardim de Infância para conhecermos.
Pareceu-nos triste e resolvemos entregá-lo à mãe natureza, o mar.
Já no mar, regressou feliz para a sua família.
Sem querer, conhecemos a vida mais um ser lindo que vive tão perto de nós.
 Fizemos pesquisa e descobrimos que o Cavalo Marinho (Hippocampus) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae.  Vive em águas temperadas e tropicais. Tem uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro.
 Nada com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Alimenta-se de pequenos
 moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Como não tem o costume de ir atrás do alimento, ele come o que estiver a passar por ele.
A cauda longa e preênsil permite que ele se agarre às plantas submarinas enquanto se alimenta de pequenos crustáceos.
A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda numa bolsa na base da sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos  abrem-se e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetros. Sobem logo a superfície para encher as bolsas de ar para poderem  equilibrar-se na água.

Sem comentários: