Este blogue pretende divulgar as actividades desenvolvidas pela Biblioteca das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura..

21/02/10

"TODOS SOMOS DIFERENTES"


Os meninos do JI de Porches estão a desenvolver o Projecto Pré - Guia de Competências.
Neste âmbito, desenvolveram várias actividades subordinadas ao tema"Todos somos diferentes" .

OS REIS NO JI DE PORCHES


Projecto "Pré-Guia de Competências"

No âmbito do Projecto "Pré - Guia de Competências", os meninos da Sala da Educadora Daniela do JI de Lagoa ouviram um conto, fizeram desenhos, disseram frases e construíram o Nino e a Nina em papel cenário.


20/02/10

MOMENTOS DE CONVÍVIO.... E PARTILHA!

Os meninos da Sala1 do Jardim de Infância de Lagoa fizeram uma visita aos seus colegas do Jardim de Infância de Carvoeiro. 
Foram momentos de partilha, convívio e muitas brincadeira...
Juntos fizeram um bolo que trouxeram para Lagoa para ser comido ao lanche.
Observem as fotografias da visita e os desenhos que a retratam.

19/02/10

MOMENTO DE POESIA



Brinquedo
Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe.
                         
O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão
E a estrela ia subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.
Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.

Miguel Torga
                

07/02/10

A VISITA DA DRª BÁRBARA AO JI DE CARVOEIRO

Os meninos do JI de Carvoeiro encontraram um cachorrinho abandonado, apaixonaram-se por ele e deram-lhe o nome de BABU. Conseguiram convencer toda a gente de que seria uma boa ideia ficarem com ele no JI.
Claro que, em primeiro lugar, foi necessário ser tratado por um veterinário.  
A Dr.ª Bárbara, que é  veterinária, visitou o Jardim de Infância. Sob o olhar atento dos meninos,a Dr.ª Bárbara tirou a temperatura do Babu , vacinou-o, desparasitou-o e preencheu-lhe a caderneta .

DIA DE REIS NA BIBLIOTECA DA E.B.1 DE LAGOA

No dia de Reis,os meninos da Professora Filomena Guerreiro do 1º D visionaram e ouviram na BE uma história sobre os três Reis Magos . À tarde, vieram partilhar um bolo-rei. 
Nesse mesmo dia, os meninos das Professora Fernanda Joaquim e Sandra do 2º A também  fizeram uma surpresa, vindo cantar os reis à BE.



06/02/10

O CAVALO MARINHO

No fim- de- semana,  a Matilde encontrou um cavalo marinho vivo na praia e a Paula trouxe-o para o Jardim de Infância para conhecermos.
Pareceu-nos triste e resolvemos entregá-lo à mãe natureza, o mar.
Já no mar, regressou feliz para a sua família.
Sem querer, conhecemos a vida mais um ser lindo que vive tão perto de nós.
 Fizemos pesquisa e descobrimos que o Cavalo Marinho (Hippocampus) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae.  Vive em águas temperadas e tropicais. Tem uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro.
 Nada com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Alimenta-se de pequenos
 moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Como não tem o costume de ir atrás do alimento, ele come o que estiver a passar por ele.
A cauda longa e preênsil permite que ele se agarre às plantas submarinas enquanto se alimenta de pequenos crustáceos.
A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda numa bolsa na base da sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos  abrem-se e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetros. Sobem logo a superfície para encher as bolsas de ar para poderem  equilibrar-se na água.

AINDA O NATAL...

Apesar de já ter passado algum tempo, os meninos do JI de Carvoeiro querem partilhar convosco a sua divertida Festa de Natal. Em colaboração com os meninos da catequese, com o corpo de Escuteiros marítimos e com a Junta de Freguesia, os meninos do JI realizaram uma memorável Festa de Natal.
Desfilaram na vila vestidos com trajes de Pai Natal, Boneco de Neve e figuras do Presépio. Cantaram canções de Natal, declamaram poemas e assistiram a uma peça de teatro, que terminou à beira-mar com a adoração do polvo.
Foram momentos mágicos e de alegria partilhados por crianças e adultos.