Este blogue pretende divulgar as actividades desenvolvidas pela Biblioteca das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura..

15/04/10

O NASCIMENTO DA BORBOLETA - JI de Carvoeiro


Após 3 longos meses de metamorfoses no seu casulo, eis que surge a tão desejada borboleta caveira. Euforia e alarido de miúdos e graúdos, as actividades foram interrompidas e tudo parou nesse dia para todos observarem e adorarem esse pequeno ser que trémulo se preparava para enfrentar este nosso novo mundo real.
    Surgem, de imediato, dúvidas e receios. E agora o que vamos fazer? De que se alimenta? Que cuidados a ter?
Partimos em busca de informação e pesquisamos na NET algo importante e que aqui queremos partilhar:
Particularidades da Borboleta Caveira e suas características
Sabiam que a borboleta caveira (Acherontia atropos) é uma das maiores e mais pesadas borboletas da Europa? É uma borboleta nocturna e um pequeno tesouro camuflado que muitas das vezes passa despercebido, mas cuja beleza é fascinante, quase inefável, quando desvendado.
A Caveira – Acherontia átropos – é famosa, para alguns, devido a ter na parte dorsal um desenho semelhante a uma caveira humana, podendo alcançar uma envergadura de 12cm, em particular as fêmeas, que têm uma tonalidade escura, embora as suas asas posteriores sejam de cor preta e amarela. Têm também a particularidade de ser um dos poucos insectos que imitem sons, em especial em caso de defesa, emitindo um som estridente ao ser atacada por predadores…
Esta magnífica borboleta nocturna, infelizmente, sempre foi conectada com a morte devido ao seu aspecto, principalmente pelo desenho de caveira humana que tem no seu dorso. Lineu, o seu descobridor, ao dar-lhe o nome científico em 1758, inspirou-se na mitologia Grega, escolhendo como designação Acheronte (daí o nomeAcherontia), que era o rio que as almas condenadas atravessavam, e Caronte que era a figura que as acompanhava nessa travessia. Caronte tinha como papel fundamental fazer a ligação do elo entre a vida e a morte, assim o desenho na sua parte dorsal ganhou tal reputação negativa que chegaram mesmo a associa-la com forças sobrenaturais malignas.
São inúmeras as superstições que afirmam que este lepidóptero traz azar sobre as casas onde paira. Esta espécie, originária da África Tropical, realiza migrações periódicas ao Continente Europeu, norte da Pérsia, Canárias e ilhas da Madeira e Açores.
Também tem por hábito voar durante climas quentes podendo ser avistada, sensivelmente a 1800 metros de altitude desde o nível do mar. Esta borboleta (ou lepidóptero) tem como costume aparecer nas horas crepusculares e nocturnas e alimenta-se à base de mel e certas flores como o jasmim, além de folhas de tabaco e batateiras, mas no seu estado de larva come sobretudo folhas… No seu estado de transição, ( chamada metamorfose) estas tendem em enterrarem-se no solo dentro do seu próprio casulo.

Agora que a conhecemos melhor, é decisão do grupo  registar este momento tão inédito e depois… devolvê-la à mãe natureza para assim prosseguir com o seu ciclo de vida. Vamos libertá-la na nossa horta onde existe vegetação e lá ela tem a possibilidade de ficar connosco ou seguir o seu caminho. A ela cabe decidir!


Sem comentários: