Este blogue pretende divulgar as actividades desenvolvidas pela Biblioteca das Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura..

28/04/10

SESSÃO DE POESIA COM AFONSO DIAS



No dia 20 de Abril, Afonso Dias deslocou-se às Bibliotecas da escolas EB1/JI  de Lagoa e EB1/JI de Porches para realizar uma sessão de declamação de poemas.
Momentos inesquecíveis para todos os alunos presentes nas sessões.
Poesia, música , magia, encantamento ....

OS MELHORES LEITORES DO 2º PERÍODO DA EB1 DE LAGOA



1º ano- Nádia Marques ( 1º C)
2º ano- Fátima Silva (2º A)
3º ano – Beatriz Boiças ( 3º A)
4º ano- Mónica Gomes ( 4º A)

Este alunos estão de parabéns e, por serem os que mais leram, receberam uma pequena lembrança da Biblioteca Escolar, no início do 3º período.
Parabéns aos leitores!


“Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de podermos estar sós e ao mesmo tempo acompanhados” Mário Quintana

25/04/10

A Menina das Galochas de Rita Sobral


No passado mês de Março, a Biblioteca da E.B.1 de Lagoa recebeu a visita da escritora Rita Sobral e da ilustradora Cátia Viegas.


Os alunos do 3ºA da Profª Maria do Céu e do 4ºE da Profª Armanda realizaram trabalhos muito interessantes que aqui vos apresentamos:

A PÁSCOA NO JI DE LAGOA


A PÁSCOA NO JI DE PORCHES



Outras formas de ler

Na Biblioteca mais um momento de descontração com a turma da professora Filomena Guerreiro, do 1º ano a apresentar às outras turmas do 1º ano um pequeno teatro de fantoches baseado na obra que estudaram em sala de aula e que também ouviram na biblioteca escolar: “ Os Ovos Misteriosos”.
Aqui podem ver os fantoches, o cenário elaborado pela turma com a colaboração da professora e a actuação propriamente dita.
Também foram mostrados aos alunos trabalhos executados em sala de aula pelas professoras Ana Raposo e Ana Cristina Silva, também do 1º ano, sobre este livro Magnífico de Luísa Ducla Soares.
Se ainda não conhecem ainda vão a tempo. Venham buscá-lo à biblioteca.

SUGESTÃO DE LEITURA

Pê de Pai
Autora :  Isabel Minhós Martins
Ilustrador : Bernardo Carvalho
Editora: Planeta Tangerina

Livro recomendado, pelo Plano Nacional de Leitura,  para o Jardim de Infância, destinado a ler em voz alta/contar/ trabalhar na sala de aula. Também recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

DIA DO PAI NO JI DE LAGOA

Os meninos da Sala 1 do JI de Lagoa prepararam cuidadosamente a comemoração do Dia do Pai. 
Realizaram com os pais o Jogo" Adivinha quem sou ?" e ofereceram-lhes um marcador de livro, um porta-chaves e um postal.

DIA DO PAI NO JI DE PORCHES

A PRIMEIRA ALFACE DO HORTA DO JI DE PORCHES


Os meninos do JI de Porches colheram  a primeira alface da sua Horta Pedagógica e com ela preparam sandes de queijo com alface para o lanche da tarde.
QUE DELÍCIA...!

25 DE ABRIL SEMPRE!





23/04/10

Actividades de leitura

O Mês da leitura na Biblioteca Escolar da E.B.1 de Lagoa
Este ano, mais uma vez, festejou-se o Mês da Leitura nas Escolas do Agrupamento. Muitas foram as actividades na Biblioteca, nomeadamente as sessões de leitura para o pré-escolar, dinamizadas pela escritora e declamadora Ondina Santos, que nós tão bem conhecemos e muito apreciamos; a escritora Rita Sobral, que se fez acompanhar pela ilustradora Cátia Viegas;  Madalena Santos, coordenadora inter-concelhia das Bibliotecas de Lagoa, com Ninfa Parreiras, chegada do Brasil a  deliciar-nos com o seu encanto; as professoras da E.B. 2,3 Marisa e Lívia que vieram, cheias de entusiasmo, contar histórias e interagir com os mais pequeninos.
E porque “Ler é sonhar pela mão de outrem…”, estejamos sempre prontos para o sonho!


Bullying em debate na Biblioteca da EB1 de Lagoa

Alunos do 9º ano, turma D, da Escola E.B.2,3 Jacinto Correia, deslocaram-se à E.B.1 de Lagoa para apresentarem aos mais novos, um powerpoint, elaborado por eles em Área de Projecto, sobre o tema do Bullying em contexto escolar.
A turma seleccionada para participar na actividade foi o 4º E, da Professora  Maria Armanda.
Os colegas mais velhos, para além de apresentarem o powerpoint, conversaram com os mais novos sobre esta temática, alertando-os para a necessidade de evitarem qualquer tipo de situação que envolva agressão e/ou violência. No final da actividade, já em sala de aula, os alunos do 4º ano, responderam a um questionário facultado pela Biblioteca para reverem e consolidarem as informações que receberam.
Um bem-haja especial para este tipo de iniciativas!

Projecto: " Crescer a Brincar"

No passado dia 9 de Fevereiro de 2010, pelas 18h, no salão Nobre da Câmara Municipal de Lagoa, a professora Sandra Silva do 2º A da EB1 de Lagoa, apresentou um powerpoint do projecto: " Crescer a Brincar", onde constam os trabalhos dos meninos do 2ºA . Este trabalho foi elaborado após o estudo e exploração do livro: " Eu sou único e especial" que decorreu este ano lectivo.
Vejam como ficaram bonitos os trabalhos dos vossos colegas...

19/04/10

A letra L

Às “voltas” com a história da Lontra Bernardina , os meninos do JI de Porches começaram  a explorar sons…letras…palavras e descobriram palavras com a letra L.